segunda-feira, 30 de setembro de 2013

5 Mitos das Operações Day trade

Operações Daytrade são todas as operações na bolsa de valores que foram iniciada e encerrada no mesmo dia no mercado de ações (compra e venda ou venda e compra). O objetivo desta estratégia é aproveitar os movimentos diários do mercado de ações para obter lucros no curtíssimo prazo.
Apesar de o imposto de renda em ações ser maior sobre estas operações, existem algumas vantagens que muitas vezes são desconhecidas pelos investidores:

Mitos das Operações Day Trade

Operações day trade possuem vantagens em relação as chamadas operações normais (compra e venda em dias diferentes), principalmente para os investidores que buscam retorno no curto prazo.
No entanto muitos investidores começam a investir no day trade sem a devida experiência e conhecimento, cometem alguns erros e passam a acreditar em alguns mitos:

1. “São operações mais arriscadas”

Quando o objetivo é retorno de curto prazo, no day trade os riscos são relativamente menores. Não há a existência dos chamados gaps de abertura – como ocorrido recentemente com Sadia e Aracruz (onde a queda na abertura chegou a 30%) – e o stop-loss (mecanismo de controle de risco) é colocado em ponto mais próximo do preço da entrada na posição.

2. “Só é vantajoso para a corretora de valores.”

A grande maioria executa operações sem grande o conhecimento necessário para balizar suas
decisões. É importante ter alguma estrategia solida, seja com gráficos de análise técnica ou com base em informações financeiras das empresas.
Não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro com operações day trade e muitos investidores são extremamente bem sucedidos nisso, porém é preciso ter a estratégia correta, caso contrário no longo prazo o negócio realmente só será vantajoso para sua corretora de valores.

3. “Preciso ficar o dia todo na frente do computador.”

O que muitos profissionais afirmam é que o melhor jeito de operar no Day Trade é utilizar uma boa metodologia, onde se pretende operar uma única vez conseguindo acompanhar a volatilidade ocorrida durante o pregão.
Realmente é importante ficar atento ao mercado, mas ficar o dia inteiro na frente do computador não irá garantir bons resultados.

4. “A bolsa precisa estar em alta.”

Muitos investidores não sabem, mas quando a operação é caracterizada como Day trade (iniciada e encerrada no mesmo dia), é permitido também iniciar uma operação vendido, ou seja, com uma venda em vez de uma compra (onde se pretende ganhar com a queda), sem custos adicionais, taxa de aluguel e, em alguns casos, com corretagem diferenciada.
A operação vendida permite que o investidor venda ações, para depois recompra-las por um preço menor, embolsando lucro. Isso permite lucrar independente da direção que o mercado seguir, basta que você esteja na ponta correta.

5. “Preciso estar sabendo de tudo que está acontecendo.”

Informação sem dúvida é importante no mercado financeiro, porém muitos investidores tentam utilizar certos recursos na tentativa de obter sucesso, como: livro de ofertas, dicas de conhecidos, “achômetro”, “caiu muito vou comprar” e fóruns.
Evite esses “atalhos”, são estratégias essas perdedoras e que no longo prazo podem te levar à falência. Use seu tempo para estudar e aperfeiçoar seus conhecimentos.

Outras vantagens das operações de Daytrade

Uma das vantagens é aproveitar a grande volatilidade do mercado de ações e a oportunidade proporcionada pelas corretoras de operar alavancado: uma variação de 1% em uma operação de Day Trade pode significar 4% de lucro (cuidado, o inverso é verdade para o prejuízo também).
Independência quanto à tendência do mercado é outra característica dessa modalidade, visto que há a opção de operar vendido.
Operação também considerada menos arriscada, pois nas variações diárias há o risco de fortes gaps, além do que o stop no Day Trade é consideravelmente mais curto, além do lucro ser apurado diariamente.
Com isso, o investidor especializado em Day Trade tem a vantagem de dormir mais tranqüilo e nunca ser pego de surpresa como em fortes realizações ou crises. Isso sem afetar sua rentabilidade e com a possibilidade de aumentá-la de acordo com a quantidade de operações efetuadas em cada pregão.

Utilizando a análise técnica no Day trade

É muito comum que investidores pessoas física gostem de utilizar a análise técnica (ou gráfica) para determinar como investir. No entanto o uso desta ferramenta para o day trade é totalmente diferente do que nas operações normais.
É preciso ter um ótimo conhecimento do comportamento dos indicadores utilizados e de sua própria estratégia. Existem inúmeras técnicas utilizadas por investidores estão e não existe “certo e errado”, o objetivo é um só: ganhar dinheiro. Entre elas podemos citar:
  • Candles com periodicidade de 1 minuto
  • Mudança da tendência de curto prazo
  • Padrões de candle em períodos de 1 minuto (ex: candle martelo)
  • Rompimento de suportes e resistências
  • Utilização de médias móveis no intra day
  • Fugas das Bandas de Bollinger
  • Zonas de reversões nas bandas dos Canais de Keltner
  • Tripla divergência no Indice de Força Relativa – IFR
  • Expansão e Retração de Fibonacci
DICA: Antes de sair por aí realizando operações de day trade, lembre-se de que é preciso conhecer bem suas ferramentas e estar muito familiarizado com o mercado da bolsa de valores.
Por Diego Wawrzeniak - Bússola do Investidor


Um comentário :

  1. 5 - você não precisa saber de tudo.. apenas daquilo que envolve o seu plano

    ResponderExcluir