quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Indicadores Técnicos - MACD

MACD - Média Móvel Divergente/Convergente

Fonte: InvestMax
Como funciona, como usar e como se calcula, esse indicador de análise técnica.

O indicador MACD (Média Móvel Divergente / Convergente) é um indicador de tendência que mostra a relação entre duas médias móveis.
 É calculado subtraindo à média móvel exponencial de 26 dias a média móvel exponencial de 12 dias. O gráfico que daí se obtém é comparado com o gráfico da média móvel exponencial de 9 dias denominada de linha de sinal ou trigger que geralmente é uma gráfico a picotado. Como é que se interpreta a relação entre estes dois gráficos? É calculado subtraindo à média móvel exponencial de 26 dias a média móvel exponencial de 12 dias. O gráfico que daí se obtém é comparado com o gráfico da média móvel exponencial de 9 dias denominada de linha de sinal ou trigger que geralmente é uma gráfico a picotado. Como é que se interpreta a relação entre estes dois gráficos?
MACD, indicador, indicadores técnicos, análise técnica, oversold, overbought, sobrecomprado, sobrevendido, ações Bovespa, curso, como usar
Há três tipos distintos de interpretação gráfica do MACD:
· Intersecções dos gráficos: uma regra do MACD é vender sempre que o seu gráfico passe para baixo do gráfico da sua linha de sinal. Da mesma forma, um sinal de compra é emitido sempre que o seu gráfico passa para cima da sua linha de sinal.
MACD, indicador, curso, como funciona, indicadores técnicos, análise técnica, oversold, overbought, sobrecomprado, sobrevendido, ações bovespa, analise grafica
Zonas de OverBought/Oversold (Sobrecomprado/Sobrevendido): quando o valor do MACD aumenta (na prática isto significa que o valor da média móvel exponencial de mais curto prazo diminui face ao valor da média de 26 dias), é provável que a cotação do título esteja OverBought (Sobrecomprado). Como conseqüência poderá haver uma queda na sua cotação pelo que é dado um sinal de venda.

Divergências: outra interpretação valiosa retirada do MACD é a detecção do fim de uma tendência. Sempre que a evolução gráfica do MACD de um título diverge da evolução gráfica das suas cotações, então está detectada uma divergência. Se o MACD está a atingir mínimos sucessivos e a sua cotação não, estamos perante uma divergência Bearish (baixista / vendedora), sendo provável que as cotações venham a cair. Se o MACD está a atingir máximos sucessivos enquanto a sua cotação não atinge novos máximos, estamos perante uma divergência Bullish (altista / compradora) sendo provável que a cotação do título venha a subir.
Note-se que o MACD não é um indicador que antecipa mudanças no mercado. O MACD é na realidade um indicador que segue a tendência do mercado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário