segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Análise Técnica

Indicador Canais de Preço na Análise Técnica

Por  Diego Wawrzeniak - Bússola do Investidor
indicador Canais de Preço é um indicador de simples utilização e significado.
Basicamente trata-se de linhas colocadas acima e abaixo do preço atual de um determinado ativo. A linha, ou canal superior, é definido na alta do x – período, e o canal inferior é definido na baixa do mesmo período.
indicador canais de preçoPara um Price Channel de 20 dias, por exemplo, o canal superior será igual ao máximo valor observado nos últimos 20 dias de negociação, e o canal inferior será o valor mais baixo observado nesse mesmo período.
Os Price Channels podem ser utilizados para identificar sinais do inicio de uma tendência de alta ou de baixa. Além disso, também auxiliam a identificação de níveis sobrecomprados e sobrevendidos dentro de uma tendência maior.

Como é calculado

As bandas dos Canais de Preço são calculadas de acordo com a seguinte fórmula matemática:
    • Linha do Canal Superior = Máximo do x – período de dias de alta
    • Linha do Canal Inferior = Mínimo do x – período de dias de baixa
No qual o x – período é o número de períodos do gráfico que se deseja analisar.
canais de preço petr4
No gráfico acima observa-se a utilização do indicador Price Channels para um período de 20 dias em um gráfico diário do ativo PETR4.

Configurando o indicador

Usar períodos mais curtos, como 10 dias, por exemplo, produz canais mais apertados, enquanto que períodos mais longos produzem canais mais separados. Também é possível fazer a análise utilizando-se do Price Channels em gráficos de diferentes períodos.

Como interpretar

Os Price Channels podem ser usados para identificar momentos de alteração de tendência.
Quando se está analisando um ativo com o Price Channels de 20 dias, por exemplo, e o preço do ativo em um determinado dia fica acima dos canais, esse novo máximo pode significar uma numa nova tendência duradoura (o gráfico abaixo mostra o indicador de análise técnica na VALE5).
Se essa análise for feita com o período de 20 semanas em um gráfico semanal, isso é um indicador ainda mais forte de que isso pode ocorrer. E um pensamento equivalente vale para quando um novo mínimo é registrado abaixo do Canal Inferior.
gráfico vale5 análise técnica

Regiões sobrecomprada ou sobrevendida:

Identificar níveis de sobrevenda ou sobrecompra com os Canais de Preço pode ser uma tarefa difícil. Isso ocorre pelo fato de que ativos podem ficar sobrecomprados e permanecer assim por muito tempo em uma forte tendência de alta.
De modo semelhante, o mesmo pode ocorrer em uma forte tendência de baixa, na qual o ativo atinge um nível sobrevendido e ali permanece por um longo período. Assim, um ativo pode romper a linha superior de um Canal de Preço e continuar sem alterar a trajetória. Na realidade a própria linha superior do Canal vai se adaptar à essa nova máxima.
E o mesmo pode ocorrer caso o ativo rompa a linha inferior do Canal de Preço. Isso também pode ocorrer com outros indicadores de Análise Técnica, como, por exemplo, o Oscilador Estocástico.
Recomenda-se mesclar a análise utilizando os Price Channels em gráfico semanal e diário. Assim, quando identificada uma boa tendência de alta em uma análise de Price Channels com gráfico semanal, por exemplo, se pode utilizar o gráfico diário para identificar momento de sobrevenda dentro dessa tendência mais forte, que pode significar um bom momento de fazer novas compras.
Nesse primeiro gráfico, por exemplo, estamos vendo o ativo AMBV4, em forte tendência de alta usando os Price Channels em um gráfico semanal.
gráfico AMBV4 análise técnica
E a análise em um gráfico diário aponta diversos momentos nos quais a ação fica na região sobrevendida em meio à essa forte tendência de alta.
Esses pontos indicados no gráfico são ótimos pontos de entrada.
indicador canais de preço análise técnica

Conclusões:

Os Canais de Preço nos indicam quando um ativo rompe o máximo ou mínimo dos últimos x – períodos. Um ativo que persistentemente rompe a linha superior de um canal mostra grande força compradora do mercado, testando novas máximas.
Por outro lado, quando o ativo está rompendo o canal inferior, isso pode significar uma grande pressão vendedora desse ativo. Mas é importante fazer dois comentário adicionais sobre a utilização desse indicador:
a) utilizar dois períodos distintos de gráfico (como diário e semanal no exemplo citado acima) pode ajudar a encontrar bons pontos de compra e de venda em meio à movimentos de mais longo prazo; e
b) os Price Channels podem ser usados em complementaridade de outros indicadores de Análise Técnica, de modo que a análise fique mais precisa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário