sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Análise Técnica

Análise Técnica Desmistificada com 5  Verdades



Por Gabriel Kallas - Toro Radar

Todos os dias ouvimos toneladas de mitos sobre a análise técnica e sobre como funciona a bolsa de valores e a variação dos preços.
Portanto, o primeiro passo para vencer na bolsa de valores utilizando a análise técnica é se esquivar dos milhares de mitos e se agarrar às poucas verdades que fazem parte de um caminho vitorioso no mercado de ações.
Abaixo, separamos 5 premissas que te protegerão de cair nas armadilhas do mundo das fantasias e lhe permitirão atingir seus objetivos.

análise técnica

1 - Análise Técnica não é previsão, mas sim reação.

Quando identificamos uma oportunidade no mercado de ações através da análise técnica, não estamos prevendo que uma ação vai subir.
Não existe bola de cristal e nem formula mágica do dinheiro. O que estamos fazendo é reagindo aos sinais que o mercado nos forneceu e nos alinhando ao cenário de maior probabilidade.
Com isso, conseguiremos ganhar entre 70% e 80% caso tenhamos uma estratégia consistente, o que é mais do que o suficiente para que possamos alcançar os nossos objetivos.
análise técnica de ações

2 - Disciplina, paciência e persistência são tão importantes quanto a estratégia.

Nenhuma estratégia é feita para ganhar em um dia, na próxima semana ou no próximo mês.análise técnica ações
Estratégias são construídas para que você ganhe no próximo ano e na próxima década.
Portanto, de nada adiantará realizar uma análise técnica perfeita se você não tiver disciplina para executa-la da maneira correta, paciência para aguardar os resultados aparecerem e persistência para se manter no mercado durante os momentos difíceis.
Para atingirmos quaisquer objetivos na vida é preciso passar e superar momentos difíceis. Para ganhar dinheiro na bolsa de valores através da análise técnica não é diferente, desistir é sempre a pior opção.

3 - Estratégias consistentes são simples, utilize apenas as ferramentas realmente necessárias.

análise técnica do mercadoExistem centenas de ferramentas de análise técnica, isso não quer dizer que você tem de utilizar todas.
Utilize apenas as ferramentas que lhe permitirão extrair algo importante do mercado. Elas devem estar contextualizadas para funcionar juntas, em um conjunto que faça sentido.
Colocar uma ferramenta fora do seu lugar, é como colocar um zagueiro para fazer o trabalho de pivot, ou uma guitarra no meio de uma orquestra sinfônica, o máximo que você conseguirá é gerar ruídos que confundirão sua decisão.

Quando vamos identificar uma oportunidade de compra contra-tendência através da análise técnica, por exemplo, iremos utilizar as Bandas de Bollinger, o Índice de Força Relativa, os candles de reversão e os suportes, todas elas voltadas para identificar sinais de exaustão e pontos de reversão para o mercado. Acrescentar seguidores de tendência, como MACD ou médias móveis só irá confundir sua decisão.

4 - Não se faz compras por um sinal, mas sim pela convergência entre eles.

análise técnica desmistificadaNunca tome uma decisão por um indicador apenas, mas sim pela convergência entre vários deles.
Um indicador sozinha não aponta nada, ele apenas faz sentido quando combinado com outros sinais que apontem na mesma direção. Grande parte do aprendizado e domínio da análise técnica, está em afinar sua sensibilidade para avaliar a convergência entre estes fatores.
Por isso sempre buscamos acompanhar nossos alunos investidores durante o momento da decisão, para que possam não só adquirir o conhecimento conceitual mas a experiência prática que lhe proporcionará a capacidade de avaliar a convergência entre os estudos da análise técnica.

5 - Mais importante do que ganhar é saber perder.

Ganhar é a parte fácil da coisa.
Colocar o lucro no bolso quando o cenário que você estava esperando se concretiza é brincadeira de criança. A parte difícil e a principal virtude que lhe fará vencer na bolsa de valores está em saber como lidar com o pior cenário.
Como se defender do momento de adversidade de forma a proteger seu capital e continuar na busca de seus objetivos. Para isso é de grande importância saber utilizar o Stop Loss da maneira correta e precisa.
O Stop Loss é o plano B que lhe permitirá não ter de contar com a sorte mas sim ter o controle da situação e a certeza de que continuará no caminho dos seus objetivos. Com ele você assumirá prejuízos controlados, se esquivando das grandes perdas que levam os investidores a saírem da bolsa.
Quando você assumir um Stop da maneira correta, isso deve lhe dar mais confiança do que quando encerrar uma operação com ganho. Isso porque quando assumi um Stop, você tem a certeza de que tem as rédeas dos seus objetivos na sua mão, e que, portanto, eles não estão à deriva da sorte ou do destino.

Nenhum comentário :

Postar um comentário