sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Saiba mais sobre Subscrição

O que é subscrição?
A subscrição representa um direito dados aos acionistas para que eles adquiram novas ações a custo e preço determinado. A subscrição pode surgir como um benefício aos acionistas, caso o preço de subscrição seja inferior ao preço de mercado, de forma que está sendo dada uma espécie de "desconto" para os acionistas.

Caso o preço seja equivalente ou superior ao de mercado, isso muitas vezes não representa uma vantagem, já que não existe condição diferenciada em relação a quem ainda não possui ações da empresa.
Negociação dos direitos de subscrição
Após ser realizada a subscrição de ações. A companhia concede aos seus atuais acionistas um direito de preferência na aquisição destas novas ações, proporcional as ações já possuídas, chamado de direito de subscrição.

Para manter a proporção atual de sua participação na companhia, o acionista deverá, na data informada pela empresa, realizar a subscrição destas novas ações

O acionista recebe o direito de subscrição na data em que as ações que possui ficam ex-subscrição. Isto é, a partir desta data, quando negociadas, estas ações não dão mais direito de subscrição ao novo comprador.

Porém, o acionista que manter a ação após a data ex-subscrição, possui além da própria ação, o direito de subscrição, no entanto, o mesmo deve estar ciente quanto ao prazo para manisfestar sua vontade em subscrever. Dessa forma, manisfestando seu direito no prazo estabelecido, o acionista recebe um recibo que é negociado em bolsa até a
conversão do mesmo em ações, que ocorre quando a empresa homologa o aumento de capital.

Logo, o direito de subscrição é um direito que pode ser exercido pelo detentor das ações de uma determinada empresa para manter a proporção de sua participação na companhia, e o recibo originário da manifestação da vontade do acionista pode ser negociado em bolsa ou ainda ser cedido a terceiros.
Sobras de subscrição
Caso não haja adesão total dos atuais acionistas a subscrição de ações, as ações são novamente oferecidas ao mercado, no que se chama de sobras de subscrição.
Recibos de subscrição
Termo pelo qual é conhecida a documentação, que confirma o direito de subscrição por parte de um investidor. Os recibos podem, inclusive, ser negociados nas Bolsas de Valores após o pagamento da subscrição e até sua transformação em ações ou debêntures, quando também são extintos.
Bônus de Subscrição
É um direito dado ao acionista de subscrever novas ações numa data futura a um preço determinado. Esses bônus de subscrição podem ser alienados ou atribuídos, como vantagem adicional, aos subscritores de ações e debêntures, ou o investidor terá que pagar um preço por esse direito que, logicamente, será inferior ao preço da ação no mercado. Neste caso, o acionista deverá avaliar se vale a pena ou não exercer o direito.

Fonte: Onde Investir -  Lopes Filho

Nenhum comentário :

Postar um comentário