quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Day Trade

O que é Day Trade?
Considera-se day trade a operação ou a conjugação de operações iniciadas e encerradas em um mesmo dia, com o mesmo ativo, em que a quantidade negociada tenha sido liquidada, total ou parcialmente. Na apuração do resultado da operação day trade são considerados, pela ordem, o primeiro negócio de compra com o primeiro de venda ou o primeiro negócio de venda com o primeiro de compra, sucessivamente. No caso de operações intermediadas pela mesma instituição, é admitida a compensação de perdas incorridas em operações day trade realizadas no mesmo dia.
Quais são os riscos da operação?
A maior diferença em relação a uma operação tradicional é que ela envolve risco de crédito, o que acaba levando algumas corretoras a criarem entraves para esta operação. O risco surge em alguns casos, pois a ação comprada pode cair e gerar perdas aos investidores. Em uma operação tradicional, quando o investidor compra o papel e não vende até a liquidação financeira, que ocorre após três dias, este risco não existe para as corretoras.

Os riscos basicamente estão relacionados com a possibilidade de não se vender as ações compradas, que assim entrariam no processo de liquidação financeira da bolsa. Portanto, nesse caso há a necessidade de se ter o valor total da compra em conta corrente, que será debitado no terceiro dia útil após a operação de compra.

Outro risco envolve uma eventual queda na cotação da ação após a compra, o que poderia causar um prejuízo, relativo à diferença entre as cotações mais a corretagem se o day-trade for efetivado.
Quando ocorre a liquidação da operação?
A liquidação ocorre em D+3.

Fonte: Onde Investir -  Lopes Filho

Nenhum comentário :

Postar um comentário