quinta-feira, 2 de abril de 2015

7 Hábitos que Irão Ajudar Você a Conquistar sua Independência Financeira.

POR ANDRÉ FOGAÇA- Guia do investidor.

O que é independência financeira para você?
Independência financeira normalmente significa ter renda suficiente para pagar suas despesas para o resto de sua vida sem que você tenha que trabalhar para isso.
Algumas pessoas conseguem isso através de poupança e investimento ao longo de muitos anos, enquanto outros constroem empresas de sucesso que podem gerar a renda necessária para manter seu padrão de vida. Existem muitas maneiras de alcançar a independência financeira, e isso não é só para os ricos. Aqui estão alguns hábitos que podem ajudar você a atingir a sua independência financeira:

• Evite dívidas

O endividamento é a ruína da independência financeira. Se você utiliza cartões de crédito para comprar bens de consumo, então você está enriquecendo os bancos e não a si mesmo. Cartões de crédito, empréstimos e financiamentos de carro são exemplos de máquinas geradoras de dinheiro para os credores. O primeiro passo para a independência financeira é se livrar de dívidas com juros altos e liberar o seu dinheiro para trabalhar para você em vez de trabalhar para os bancos.

• Ignore o vizinho.

“ Muitas pessoas gastam o dinheiro que não tem, para comprar coisas que eles não precisam, para impressionar as pessoas que não gostam.” – Will Rogers

Uma das muitas razões de se gastar tanto dinheiro em coisas que na maior parte das vezes não precisamos é a comparação com os nossos amigos e vizinhos.
Acumular coisas é realmente o motivo pelo qual você levanta todas as manhãs para ir trabalhar? Aposto que não. A maioria de nós não precisa de uma mansão com 3.000 metros quadrados e carros de luxo. Uma casa e um carro modestos irão servir tão bem quanto. Os comerciais de carros na TV tornam a vida uma competição para comprar o veículo mais caro, mas você não tem que cair nessa. Ao invés disso, ignore a opinião dos outros, desta forma você deixará seus vizinhos para trás financeiramente.

• Gaste menos do que você ganha.

A verdadeira chave para a independência financeira é gastar menos do que você ganha. Simples assim. Evitar dívidas e ignorar os vizinhos é meio caminho andado, mas é necessário muita dedicação para gastar menos do que você ganha. Em primeiro lugar, você precisa controlar seus gastos e ver com o que você gasta seu dinheiro. Em seguida, você pode cortar os gastos desnecessárias e manter as despesas mínimas para manter seu padrão de vida.
É igualmente importante gerar mais renda, é claro. Lembre-se de trabalhar ambos os lados da equação para tornara diferença entre a renda e os gastos cada vez maior.

• Pague-se primeiro.

Isso pode soar egoísta, mas para alcançar a independência financeira você vai precisar colocar-se em primeiro lugar. Você precisa priorizar a poupança acima de todo o resto. Economize antes de pagar as contas, comprar mantimentos ou até mesmo pagar o aluguel. Pagar-se primeiro incentiva você a viver com um orçamento menor e é um poderoso hábito de economia. Viver com o que sobra depois de pagar a si mesmo é uma ótima maneira de construir riqueza.

• Compre ativos que geram renda.

Uma vez que você começar a poupar você tem que investir o dinheiro em ativos que gerem renda e valorizam. O mercado de ações tem um bom histórico a longo prazo, e muitos investidores constroem riqueza dessa forma. Títulos de renda fixa, investimento em imóveis ou mesmo a poupança também são todos ativos que irão ajudá-lo a caminhar em direção a independência financeira. Concentre-se na compra de ativos que irão fazer você ganhar dinheiro ao invés daqueles que depreciam e geram custos.

• Continue investindo.

É igualmente importante manter seus investimentos a longo prazo. Você tem que investir no mercado de ações, apesar dos anos bons e ruins. Pode ser difícil comprar ações quando o preço está caindo, mas se não fizer isso provavelmente irá perder ótimas oportunidades. Dessa forma, você estará acumulando riqueza e caminhando em direção a sua independência financeira.

• Seja flexível.

Seja flexível e ajuste os seus gastos de acordo com sua situação financeira. Alguns anos estão sujeitos a serem financeiramente mais difíceis do que outros, e você precisa ser capaz de lidar com eles. Se você for demitido, corte despesas e se ajuste rapidamente. Não espere até que você tenha utilizado a sua poupança para cortar os gastos. O mercado de ações pode cair 40% e reduzir o seu patrimônio consideravelmente no próximo ano. Em vez de sacar o dinheiro, como de costume, uma outra opção seria obter um emprego de meio período para passar pela fase difícil. Ser flexível significa que você sempre estará com os pés no chão e viverá uma vida menos estressante.

Resumindo.

Você não precisa de milhões para alcançar a independência financeira. Qualquer um pode seguir estes passos. Ter renda suficiente para cobrir suas despesas sem ter que trabalhar em tempo integral te libertará para que você possa realmente desfrutar a sua vida.

Nenhum comentário :

Postar um comentário