quinta-feira, 14 de março de 2013

O que é a bolsa de valores?

Dúvidas de Iniciante:O que é a bolsa de valores?


As bolsas de valores são instituições que administram mercados. Elas são centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores, que podem ser ações de companhia abertas (públicas ou privadas), contratos futuros, derivativos, etc.

Atualmente, no Brasil, as bolsas são organizadas sob a forma de sociedade por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e possuem ampla autonomia para exercerem seu papel de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam.

A principal função de uma bolsa de valores é proporcionar um ambiente transparente e adequado à realização de negócios com valores mobiliários. Mas essa não é a única função, as bolsas são responsáveis por fortalecer a economia e
podem favorecer todos os indivíduos de uma sociedade e não só aqueles que possuem ações de companhias abertas. Conheça mais algumas funções das bolsas de valores:

Levantar capital para negócios: as bolsas de valores fornecem um ótimo ambiente para as companhias levantarem capital para expandir suas atividades, fazerem novos investimentos, desenvolverem novos produtos, etc., e tudo isso favorece a economia como um todo, gerando novos empregos e divisas para o país.

Mobilizar e criar oportunidades em investimentos para o pequeno investidor:investir parte da poupança em ações de companhias abertas possibilita uma alocação mais versátil e inteligente dos investimentos. As ações abrem um leque de oportunidades para que o pequeno investidor diversifique seus investimentos e torne-se sócio de boas
empresas. Isso beneficia a saúde e a educação financeira, formando cidadãos mais conscientes com o gasto do dinheiro.

Facilitar o crescimento das companhias: aquisições e fusões fazem parte do processo de desenvolvimento e crescimento das companhias. O ambiente da bolsa de valores é o cenário ideal para que essas transações aconteçam de forma transparente e clara. Assim, uma empresa pode comprar ações de outra empresa e tornar-se dona ou controladora do negócio, por exemplo.

Enfim, de modo geral, podemos dizer que as bolsas de valores são instituições importantes para o desenvolvimento das economias e dos mercados de capitais de diversas nações. Países com mercado de capitais mais eficientes também possuem bolsas de valores bem estruturadas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário